Quem tem criança em casa sabe o desafio que é montar o lanche para escola. Afinal, é preciso garantir que a criança se sinta saciada até chegar em casa e evitar o consumo de alimentos que fazem mal à saúde dos pequenos.
Além disso, é preciso ainda investir em variedade, garantindo que as crianças não percam o interesse por se alimentar, evitando qualquer tipo de prejuízo ao bem-estar e ao desempenho escolar.
Por isso, preparamos esse post para ajudar nessa missão: vamos apresentar 4 ideias de lanche para escola. Assim, você vai ficar mais tranquilo e os pequenos bem alimentados. Quer conferir? Então, continue a leitura.
Importância do lanche
Os lanches intermediários (situados entre o café da manhã, almoço e jantar) são responsáveis por impedir que a criança chegue em casa esfomeada, irritada por conta da fome ou que fique beliscando guloseimas até a próxima refeição principal.
Dessa forma, um bom lanche, além de manter os pequenos saciados, ainda evita hiperatividade, desatenção durante a aula ou a pressa na hora de fazer a próxima refeição. Isso porque comer rápido demais ou de forma excessiva em uma única refeição contribui para o ganho de peso.
Sabendo disso, dê a devida importância ao lanche do seu filho! Ele merece ser planejado com carinho e considerando as necessidades da criança.
O que considerar na hora de montar o lanche para escola?
O lanche deve garantir que a criança tenha energia suficiente para brincar e se divertir, além de estudar. Portanto, deve conter nutrientes como proteínas, carboidratos, vitaminas, fibras, sais minerais e gorduras boas.
Para que os pequenos não tenham resistência a uma alimentação equilibrada e com tudo o que é necessário para o organismo, a dica é apostar em opções coloridas e variadas durante a semana.
E para ter essa variedade constante, o ideal é fazer um planejamento semanal do cardápio do lanche. Isso vai facilitar, ainda, o preparo durante a semana, uma vez que você já saberá o que será colocado na lancheira.
Ao mesmo tempo, é preciso ainda evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em sódio, corantes, conservantes e outros tipos de aditivos. Biscoitos recheados, salgadinhos e sucos de caixinha, por exemplo, fazem parte dessa lista.
4 Ideias de lanche para escola
Agora que você já entendeu a importância do lanche e sabe o que precisa levar em conta na hora de montá-lo ao longo da semana, vamos à dicas!
Separamos quatro opções que você pode fazer aí na sua casa. Confira!
Frutas picadas
São uma opção prática, diversa e nutritiva. Você pode, ainda, combinar com outros alimentos como iogurte, granola e aveia.
A variedade ainda garante agradar aos mais diversos paladares. Basta prestar atenção às frutas que a criança mais gosta.
Além disso, preste atenção à conservação. Algumas frutas estragam muito rápido quando são cortadas, mas isso pode ser evitado se você colocar os pedaços imersos em água.
Tapioca
Também é uma opção bastante prática. A tapioca pode ser recheada com queijo branco e ir para a lancheira acompanhada de uma geleia de frutas e um copo de suco de fruta.
No entanto, você também pode apostar em outros recheios, como presunto, frango desfiado… Considere o gosto do seu filho!
Salada de frutas
A salada de frutas pode incluir cereais e ir para a lancheira acompanhada de um iogurte de garrafa.
Sanduíche de frango
Apesar de, muitas vezes, ser associado a uma alimentação desregulada, os sanduíches podem ser bastante nutritivos se preparados com os ingredientes certos.
Assim, uma dica é substituir o pão tradicional pelo integral. Complete com cenoura ralada, queijo branco, milho verde e frango desfiado.
Essas foram nossas ideias de lanche para escola. Agora, então, você já pode enriquecer e deixar mais saudável e nutritiva a lancheira da criançada. Quer mais conteúdos como esse? Fique de olho aqui no nosso blog!