Blog do Avant

Confira nossas dicas, receitas e muito mais.

5 dicas de higiene para animais para ter a casa sempre limpa

Você sabia que mais da metade dos lares brasileiros contam com animais de estimação? Pois é, talvez você que esteja lendo esse post também tenha um pet para chamar de seu. Mas a presença dos bichinhos leva também a preocupações com a higiene para animais.

Afinal, é preciso garantir que a casa se mantenha limpa e o gato ou o cachorro, tipos mais presentes, tenham mais bem-estar e fiquem protegidos de doenças. Ao mesmo tempo, essa higiene vai garantir também mais saúde e conforto para os humanos que vivem com eles.

Portanto, para ajudar você que tem dúvidas sobre higiene para animais, separamos 5 dicas para deixar a casa sempre limpa e garantir mais saúde a todos que moram nela. Confira!

Mantenha uma boa frequência

Em primeiro lugar, para manter uma casa com animais sempre limpa, a higiene deve ter uma frequência adequada. Ela deve acontecer pelo menos uma vez por semana nos cômodos aos quais o animal tem acesso.

No entanto, preste atenção! Quanto mais animais você tiver em casa, maior a necessidade de fazer essa higienização dos espaços. Por isso, pode ser que seja necessário apostar em uma frequência maior.

Tenha cuidado com os produtos de limpeza

Muitos dos produtos de limpeza comumente utilizados em casa são prejudiciais à saúde dos pets. Isso porque eles possuem um olfato mais apurado ou podem ser sensíveis às substâncias.

Dessa forma, evite utilizar produtos que contenham amônia, cloro e ácidos em geral na composição. Eles podem causar alergias, coceira, feridas, vômito e até mesmo alterações neurológicas nos bichinhos.

No entanto, se você não consegue deixá-los de lado, utilize os produtos em diluições menores para evitar esses problemas. Outra saída é utilizar álcool, que é excelente para limpeza e desinfecção e evapora muito rápido, sem deixar odor forte pela casa. Sabão e detergente neutro também podem ser alternativas, já que não são prejudiciais aos animais.

Elimine pelos corretamente

Gatos mais velhos e algumas espécies de cachorro costumam soltar muitos pelos pela casa. O resultado disso é que os pelos podem ficar impregnados em sofás, cadeiras, camas e outros espaços.

Entretanto, varrer faz com que os pelos fiquem suspensos no ar e provoquem alergia nos humanos e nos próprios bichos. Portanto, prefira usar um pano de microfibra ou mop. Outra opção é o aspirador de pó, apesar de o barulho não ser muito agradável aos pets.

Limpe o cantinho do pet

Cama, casinhas e os potes de água e comida devem ser frequentemente higienizados também. Desse modo, você evita a proliferação de fungos, bactérias e parasitas, como os carrapatos.

No caso dos potes de alimentação de cachorros e gatos, além da caixa de areia, o ideal é fazer a lavagem com água morna e sabão neutro.

Mantenha o animal limpo

Se você tem um cachorro em casa, dê um banho a cada 15 dias e escove bem os pelos caso sejam longos. Além de ser um momento de limpeza, é durante o banho que você pode observar problemas no corpo do seu animal.

Além disso, com um pano úmido, procure limpar as patas do pet sempre que voltar de passeios. Outra dica é investir em petiscos que promovem a higienização da boca, evitando o mau hálito e problemas mais graves, como tártaro.

Essas foram nossas 5 dicas de higiene para animais. Assim, você pode manter sua casa sempre limpa e seu bichinho e sua família saudáveis. Gostou? Então, compartilhe esse texto com todo mundo que você conhece que tem um pet em casa!